quarta-feira, 2 de novembro de 2011

A hora é agora Não deixe para depois o que você pode fazer agora

Eu vou deixar pra amanhã
O que posso fazer hoje
E vou deixar pra mais tarde
A importante decisão
De mudar a minha vida
 (Vou deixar pra amanhã – Beth Carvalho)

Assim como a letra da música de Beth Carvalho, muita gente acaba deixando para depois. Começar uma dieta, parar de fumar, entrar para a academia, arrumar o armário. Não raro, essas resoluções acabam ficando para começar na eterna “próxima segunda-feira”. Deixar para fazer algo mais tarde – ou, simplesmente, procrastinar – pode atrasar a sua vida. E se você faz parte do grupo dos que “deixam pra amanhã”, leia agora esse artigo e já comece a superar essa mania.

Todos devem saber que deixar para amanhã o que se pode fazer hoje não é saudável. Para a doutora em Psicologia Clínica e professora da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ) Teresa Creusa Negreiros, isso pode acontecer por vários motivos. “Quando esse hábito é muito frequente, podemos pensar em algum tipo de patologia, como depressão, distúrbios de ansiedade ou até dificuldade de concentração. No entanto, devemos reconhecer que as pessoas estão sendo bombardeadas por muitos estímulos e a quantidade de opções de coisas para fazer dificulta de se estabelecer prioridades. Fica tão complexo que ela acaba se perdendo. Ainda podemos considerar a possibilidade de, se a pessoa não faz algo logo, provavelmente, no íntimo, ela não quer fazer”, diz.

O hábito de deixar as coisas para fazer depois pode ter relação com a personalidade da pessoa. “O ser humano é biopsicossocial, que sofre interferência da família, do meio onde vive e foi criado. Famílias mais exigentes criam filhos mais diligentes, enquanto que as menos criam filhos mais acomodados. Assim, existem pessoas naturalmente mais dinâmicas, seguras e com um poder decisório maior do que outras”, explica Teresa.

Hoje em dia, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal, dinamismo e agilidade são fatores considerados chaves para o sucesso. “Em termos de atividade profissional, no mundo do urgente, as consequências da procrastinação são nefastas. Rapidez é uma das chaves do sucesso. Na vida pessoal, ela entra perseguida por certo descrédito dos companheiros, dos amigos, dos familiares. Ela fica taxada de preguiçosa. Não sabemos por que as pessoas adiam os compromissos, pode até ser um traço ligado a uma patologia, mas as pessoas geralmente não estudam esses indicativos e já chegam logo com um rótulo”, alerta a psicóloga.

Até mesmo quem não sofre de nenhum distúrbio psicológico pode acabar deixando de cumprir certas tarefas. Segundo Teresa “O indivíduo pode continuar adiando porque, no íntimo, não deseja ou não consegue largar aquele hábito. Apesar dos rótulos que podem aparecer, ele pode não ser preguiçoso ou sem atitude. Todo ser humano teria preguiça de mudar um hábito porque o equilíbrio conquistado representa uma zona de conforto que a pessoa não quer sair. Por exemplo, se come doces e recebe um diagnóstico de diabetes. Toda transformação requer um certo sofrimento, um período de instabilidade”.

Para quem tem esse hábito e deseja sair dele, além de precisar começar a praticar imediatamente e, não, amanhã ou depois do ano novo, só existe um jeito: “conhecer a si mesmo. A sociedade exige velocidade e não acompanhar esse ritmo pode causar sofrimento. Conhecer a si mesmo é o primeiro passo para poder verificar o que está por trás dessa tendência e, se for o caso, procurar tratamento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário