quinta-feira, 14 de junho de 2012

Romance eterno
No Dia dos Namorados, saiba reacender a chama do romance dentro do casamento
PorIlana Ramos
12/06/2012
<>
O clima de romance está no ar e os casais enamorados trocam presentes, carinhos e juras de amor eterno. Será que esse clima de romance continua mesmo depois de vários anos juntos? É claro que sim. A paixão só acaba em um relacionamento quando é preciso colocar os pés no chão para fazer o mundo parar de rodar, mas quem disse que não é mais possível voar de vez em quando? A escritora americana Sharon Jaynes, autora do livro 'A mulher dos sonhos do seu marido', afirma que namorar no casamento é possível e que é papel da mulher se posicionar e reacender o clima de romance e paixão.

Se o amor é um licor, a paixão seria a embriaguez. A comparação feita pela psicólogaclínica, mestre em Linguística e doutora em Ciências da Saúde Sophia Gallo e explica bem como é possível reviver a paixão depois de anos de casamento. "No ápice da paixão, muitas loucuras são protagonizadas, tudo para realizar os mais estranhos desejos do outro. Se admitirmos que o amor é como um licor, a paixão seria a embriaguez. Neste sentido, poderíamos recolocar a pergunta da seguinte forma: 'é verdade que o casamento acaba com a embriaguez?' A resposta seria por meio de outra pergunta: 'e o que há de errado nisto?'. É possível se embriagar de vez em quando, estando casado? A resposta, tranquilamente, seria sim", argumenta.

Com o tempo e as experiências que o casal vive ao longo do relacionamento, a essência daquela união – os jovens apaixonados – pode se perder. Mas é possível resgatar esse clima de romance apenas mudando um pouco o conceito sobre o casamento. Sophia diz que "essa é a grande sacada da autora Sharon Jaynes. O imperativo da vida é vivê-la. E viver a vida em toda a sua plenitude se conjuga no verbo 'amar'. E, para amar, não existem condicionalidades. A perda do sentido da união é que deve ser evitada, pois, ao ver da autora, perder o sentido é perder a direção, e perder os sonhos é impossibilitar a construção de um futuro para a sua família".

Um ponto em que Sharon e Sophia concordam é que a iniciativa do resgate da paixão no casamento deve partir da mulher. "Um dos pilares da sociedade contemporânea é o da identidade de gênero (o que não significa egoísmo de gênero). Do homem contemporâneo exige-se socialmente uma agressividade no vestir, no falar, no andar que o identifique como masculino. Já a mulher, apesar de ter evoluído no seu posicionamento perante à sociedade, mantém historicamente uma identidade que a permite ter liberdade de experimentar inovações no amor, no relacionamento, sem abrir mão ou entrar em choque com sua identidade feminina. ", cita Sophia.

Sharon Jayes, em 'A mulher dos sonhos do seu marido', buscou traçar o perfil da mulher ideal para o seu marido e como ela pode fazer para alcançar esse patamar. Não, ser a mulher ideal não é nenhuma utopia. "Há verdades neste olhar do artista de que a mulher perfeita é jovem, bonita e sexualmente liberal, mas será que os homens querem casar com mulheres assim? Várias pesquisas de universidades muito reconhecidas têm demonstrado que não. Os homens querem se casar com alguém que esteja ao lado dele, que lhes cuide, que os ame, mas que também lhe advirta, converse, partilhe angustias. É dessa mulher que a autora nos fala. A outra será enaltecida pelas revistas consumistas especializadas no assunto", conclui Sophia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário